quinta-feira, 10 de março de 2011

Especialistas veem risco de vício para jogadores de RPG online

Mais de 10 milhões de pessoas definem e moldam personalidades virtuais em jogos online de interpretação de papéis como o World of Warcraft: uma diversão que pode virar vício, alertam especialistas alemães.

 

Muitas vezes o alter ego tem mais sucesso que a própria pessoa, principalmente no mundo virtual. Ao assumirem papéis em jogos de interpretação online (RPG, na sigla em inglês para Role-Playing Game), os usuários alcançam o reconhecimento e a recompensa que não têm na vida real, dizem especialistas.
"Muitos jovens vivem na internet o sucesso que não têm na vida real", afirma a pedagoga de mídia e assessora de educação, Sabine Schattenfroh.
O sucesso virtual traz felicidade e proporciona uma sensação boa aos jogadores. "É aí que reside o risco de vício dos jogos online de interpretação de papéis", afirma o psicólogo Manfred Beuel, diretor da Clínica de Medicina Psicossomática e Psicoterapia da Universidade Johannes Guttenberg, de Mainz. 
Mundo virtual
Mais de 10 milhões de usuários estão cadastrados no maior jogo online de interpretação de papéis do mundo, o World of Warcraft. Nele, os jogadores constroem os seus avatares, os alter egos, que vivem aventuras e acumulam poder a cada fase ultrapassada. Com o jogo, os usuários se movem num mundo sem limites sem sair da frente do computador.World of Warcraft: 10 milhões de usuários no mundoWorld of Warcraft: 10 milhões de usuários no mundo
"No ambiente virtual, não há cercas como nas praças e parques", diz Schattenfroh. O jogo não tem pausas nem fim e funciona segundo um princípio de recompensa: cada jogador tem o controle sobre sua personalidade virtual, pois quanto mais tempo investe no jogo, mais forte será a personalidade da identidade criada.
Na opinião de especialistas, os jogadores mergulham num mundo no qual têm controle sobre os acontecimentos e podem viver seus sonhos e desejos. Porém, o cotidiano dessas pessoas passa a ser orientado pelo jogo e o uso deste torna-se excessivo.
Os mais atingidos são adolescentes e jovens do sexo masculino, diz Beutel. Isso foi comprovado por um estudo da Universidade Humboldt de Berlim com 5.200 jovens com média de idade de 16 anos.
"Entre os entrevistados, 4% podem ser classificados como usuários excessivos", afirmou o psicólogo da Universidade de Münster Ralf Demmel. "O grupo mais afetado são os jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos, na qual o percentual atinge 6%."
Será um vício?
Desde março de 2008, Beutel coordena numa clínica de Mainz um projeto-modelo para o tratamento de viciados em jogos de computador e internet. Em três meses, o projeto já atendeu mais de 200 pessoas, sendo que a procura está aumentando. Mas há um problema: a Organização Mundial de Saúde (OMS) não reconhece esse vício como uma doença e, portanto, os seguros de saúde da Alemanha não cobrem os custos do tratamento.

Estande do World of Warcraft na feira de Essen, na AlemanhaEstande do World of Warcraft na feira de Essen, na Alemanha
Ainda há discussões quanto à definição de dependência quando se trata de jogos eletrônicos e internet. Nesse contexto, a noção de vício é controversa e ainda não foi reconhecida. "O uso excessivo da internet começa após cerca de cinco horas por dia", sustenta Beutel. Porém, a ânsia de alguns jogadores por seu alter ego é tão grande que eles chegam a passar mais de sete horas por dia à frente do computador.
Para definir a dependência, Beutel enumera os seguintes critérios: compulsão irrefreável, baixo autocontrole e sintomas de abstinência, como nervosismo, falta de concentração e abandono das relações sociais e de outros interesses.
Prevenir é melhor que remediar
Para que as crianças fiquem longe de tal situação, a pedagoga de mídia Schattenfroh diz que os pais devem tomar cuidados na educação. Mas, segundo ela, frequentemente faltam, na família, cuidado e atenção com as crianças.
Schattenfroh, que tem dois filhos, trabalha como conselheira educacional para a iniciativa "Pais e Mídia", da Autoridade Central de Mídia do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, órgão responsável pela supervisão das emissoras privadas de rádio e televisão.
Ela defende que os pais apresentem às crianças alternativas aos jogos eletrônicos e observa que, muitas vezes, a família faz do computador um meio para se livrar de discussões. "Enquanto as crianças estão diante do computador, não há conflitos", argumenta.
Schattenfroh ressalta que é importante que os pais observem que uso seus filhos fazem da mídia. "Além de ler, escrever e contar, os pequenos deveriam aprender desde o início na escola a lidar com a mídia", afirma.
 

O RPG pode conduzir pessoas à morte?


Como surgiu o RPG? Tudo começou com os wargames, jogos de guerra, táticos, em que o objetivo era aniquilar o exército inimigo. No início os exércitos eram apenas exércitos, até que os jogadores começaram a incorporar histórias a eles, para que as batalhas não fossem todas iguais. O diferencial de cada batalha agora estava na imaginação, e fascinados com os rumos que suas invenções podiam tomar, as batalhas em si foram deixadas em segundo plano. A grande diversão era inventar histórias!

Assim foi criado o atual RPG, jogo de interpretação de papéis, em que cada pessoa é responsável pela vida de seu personagem dentro de uma grande história não escrita.

Guilherme (o Barbado - rpgista) falando sobre o RPG afirma: “Depois de experimentá-lo, qualquer pessoa com o espírito para jogos acaba seduzido por seu encantamento.Adaptando-se as suas preferências, o jogador normal procura cada vez mais histórias cativantes, e nesse momento o RPG mistura-se com a literatura, onde busca-se a inspiração”.

Uma sessão de RPG começa quando os Jogadores se reúnem e termina quando existe um consenso para isso. Uma aventura pode ser realizada dentro de uma sessão ou mais. Uma campanha dura inevitavelmente mais que uma sessão, podendo ser jogada durante anos.

Com o advento da internet no Brasil, o RPG conquistou muito mais adeptos, com ofertas variadas para todos os gostos. É incrível observarmos as vantagens anunciadas pelos portais de RPG, analise algumas delas:
- Desenvolve a criatividade;
- Proporciona uma noção positiva de grupo;
- Conduz à pesquisa;
- Melhora o nível cultural com o hábito de leitura;
- Torna a pessoa mais versátil para enfrentar a vida;
- Entretenimento grupal;
- Integração em uma sociedade mundial.

Numa rápida análise parece ser algo realmente muito bom, mas, a quantidade expressiva de crimes relacionados com o RPG assusta a sociedade. Veja como exemplo, dois casos:

“A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu na noite de ontem dois acusados pelo assassinato do aposentado Douglas Augusto Guedes, da mulher dele, Heloísa Helena Andrade Guedes, e do filho do casal Tiago Guedes, em Guarapari. Os corpos dos três foram encontrados amarrados e deitados em camas no dia 5 de maio. De acordo com a polícia, a morte está ligada a um jogo de RPG”. Portal Terra

Em 2001, Aline Soares, 19 anos, foi morta em um cemitério em Ouro Preto (MG), depois de participar de uma partida de RPG. A prima dela foi acusada de participar do crime.

Por que o RPG pode conduzir uma pessoa ao crime?
RPG é assim: um jogo todo vivido na imaginação. Nessas aventuras, um jogador pode representar um cavaleiro medieval, ou um poderoso feiticeiro, ou mesmo um esperto ladrão das ruas. Podemos passar para os dias de hoje, e dar uma de 007 em missões altamente secretas... As mais diversas ambientações são possíveis. Sendo assim, o que pode acontecer?

Numa análise mais detalhada, podemos identificar facilmente alguns prejuízos na vida de quem está comprometido com o jogo, tais como:

- Desvio da realidade (alienação);
- Alteração da personalidade (crise de identidade);
- Transplantação cultural (usos e costumes inadequados);
- Conduz a um comportamento sem limites;
- Causa distorções de sexualidade;
- Implanta conceitos anticristãos na mente;
- Causa vício, tornando difícil a pessoa retornar e aceitar a realidade (principalmente quando já não se gosta dela);
- Degenera a moral e os bons constumes;
- Interfere na vida pessoal, familiar, estudantil, profissional, religiosa e financeira;
- Predispõe o jogador para muitos outros vícios;
- Distorção da imagem de Deus.

O RPG é um jogo altamente satânico, todas as imagens, histórias e aventuras contém traços fortes de ocultismo. Trata-se de mais uma ferramenta poderosa de Satanás para escravizar os adolescentes nos vícios da mente, tornando-os anticristãos.

Deus por meio de Sua Palavra afirma: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Provérbios 3:1 a 4

Amor Maduro .



O amor maduro não é menor em intensidade. Ele é apenas silencioso. Não é menor em extensão. É mais definido, colorido e poetizado. Não carece de demonstrações: presenteia com a verdade do sentimento. Não precisa de presenças exigidas: amplia-se com as ausências significantes.

O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo. Mas vive dos problemas da felicidade. Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem e o prazer. Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.

Na felicidade está o encontro de peles, o ficar com o gosto da boca e do cheiro, está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilibrio de carne e de espírito.

O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa. Ele vive do que não morreu mesmo tendo ficado para depois. Vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados, cheios de sementes.

Ele não pede... tem. Não reivindica... consegue. Não percebe... recebe. Não exige... dá. Não pergunta... adivinha. Existe para fazer feliz.

O amor maduro cresce na verdade e se esconde a cada auto-ilusão. Basta-se com o todo do pouco. Não precisa e nem quer nada do muito. Está relacionado com a vida e sua incompletude, por isso é pleno em cada ninharia por ele transformada em paraíso.

É feito de compreensão, música e mistério. É a forma sublime de ser adulto e a forma adulta de ser sublime e criança. É o sol de outono: nítido mas doce..., luminoso, sem ofuscar..., suave mas definido..., discreto mas certo.

Um Sol que aquece até queimar.

(Artur da Távola)

As velhas amizades são as que mais prezamos !


Nada se compara a uma velha amizade. Com velhos amigos, a única exigência é a autenticidade. Você pode falar o que lhe vier à cabeça e fazer o que tiver vontade de fazer. Não é preciso preocupar-se, porque sabe-se que essa amizade não está baseada na perfeição, mas no respeito e na aceitação.
Com velhas amizades, é possível compartilhar os aspectos  importantes, na certeza de que sua beleza e valor serão reconhecidos e apreciados.
Com velhas amizades, a distância não tem significado ou poder. Há uma ponte feita de lembranças, alegrias e tristezas que une velhas amizades e as mantém próximas.Com velhas amizades, sentimos segurança. Estão sempre perto, mesmo nas tempestades mais turbulentas, para que saibamos que é possível confiar e acreditar nelas e contar com elas. Sabemos que estarão ao nosso lado para que haja paz em nossos corações.Com velhas amizades, ninguém jamais se sente só, porque as raízes que as unem se aprofundaram e ficaram mais fortes. Elas passaram pelo teste do tempo.
 

S.O.J.A. entrevista !


A banda SOJA (Soldiers of Jah Army) foi formada nos EUA em 1996,e tem em sua formação:Jacob(guitarra e voz)
Bob Jefferson(Baixo e DJ voice)
Pat(teclados)
Ryam(bateria)
Ken brownell(percussao e Nyahbinghi)
e vem mostrando um som altamente novo e original!Ouça-os no site www.sojamusic.com !
Leiam abaixo a entrevista concedida ao Nescau(Sensimilla Dub) pelo tecladista do SOJA ,Pat"Ricochet" O'Shea:

1.(Nescau SENSIMILLADU) Pat,eu gostaria primeiro de agradecer voce e todo o SOJA por esta entrevista e contar a voces que voces estao conseguindo um gde numero de fans aqui!Conte nos um pouco sobre voces:como e quando começou a banda?

(Pat) Bom,a banda começou por volta de 1996 e vem crescendo com toda a inspiração e menssagem do Reggae Music!Todos os membros da banda sao amigos desde a infancia e sentiram o mesmo "chamado" para tocar uma musica de consciencia!!!Eu atualmente sou o mais novo membro da banda,tocando teclados no SOJA desde 2002!!!!

2.(Nescau SENSIMILLADU) Começaram tocando so covers ou ja começaram com musicas proprias?

(Pat) Nos ja tocamos varios covers por entre todos esses anos,mas musica original e onde esta nossas raizes!Jacob(vocal)escreve letras ha anos e,junto com o SOJA,musicas originais vem sendo feitas!

3.(Nescau SENSIMILLADU) Podemos perceber alguma influencia de Rock no seu som!Conte nos sobre suas influencias gerais:

(Pat) Sim,muitas influencias tem nos ajudado a construir nosso som.Nos tentamos e criamos um novo conceito de musica,enraizada no Roots Reggae mas com um novo conceito!!!!Em nossa musica ha influencias de rock,jazz,hip hop,R&B,Blues,alternativo,etc...Nos tentamos e temos um estilo de musica universal onde todos podem curtir!!!!

4.(Nescau SENSIMILLADU) Falando sobre influencias fora do Reggae,deixe me explicar algo:no Brasil,algumas bandas nao aceitam essa mistura do Reggae com outros estilos!O que voce acha da filosofia "roots,rock,reggae"?E qual a relação do SOJA com o Rastafari?

(Pat) :Nos nao queremos que nossa musica tenha algum tipo de "rotulo"!Nao queremos impor limites para nos mesmos !Para cada canção a menssagem e passada com uma emoção diferente!Por causa disso,certas canções soam "diferentes"!Por exemplo:uma cançao de amor podera ser mais devagar ou mais influenciada pelo R&B,enquanto que uma canção sobre revolução podera soar mais Rock!Cada canão tem uma vibe diferente,entao cada letra e melodia tem que completar cada qual a outra e vice versa!
Rastafari tem sido e continuara sendo uma forte inspiraçao para o SOJA!Como nos seguimos o Reggae fazem anos,nos aprendemos muito sobre esse estilo de vida que promove consciencia,trabalho progressivo e educação!Nos somos muito agradecidos por todos aqueles lideres do Reggae e professores da verdade por nos ajudar a ver a"luz"!

5.(Nescau SENSIMILLADU) Quais shows voce,Pat,lembra como um dos melhores?E quais bandas voces ja dividiram o palco e que disseram:"putz,olhem com quem estamos tocando hoje?"

(Pat) Um dos shows que eu mais me lembro foi tocando com o The Wailers no fim de 2002.O Venue(casa de shows famosa nos EUA)estava completamente lotado,na nossa area,e tivemos a oportunidade de abrir para os Wailers!Apesar de Bob Marley nao estar no evento,sua energia estava presente!
Nos ja tivemos oportunidade e orgulho de tocar com muitas lendas do Reggae como:Burning Spear,Culture,Lucky Dube,Israel Vibration,Meditation,,Toots and the Maytals,so pra citar alguns!Tocamos toda a hora com essa galera que tem sido uma inspiração para nos!Nos sentimos lisonjeados por termos essa oportunidade!!!

6.(Nescau SENSIMILLADU) Pat,quais bandas Brasileiras voce ouve e gosta?Qtos CD's voces ja gravaram?Como costumam compor:todos juntos ou cada um vem com uma ideia e todo a banda desenvolve junta depois?

(Pat) A primeira banda que eu ouvi foi o Natiruts!!!!Atualmente eu ouço "Beija flor" toda a hora quando estou na Costa Rica!!!!Ultimamente tenho ouvido muito Sensimilla Dub,Adao Negro e Tribo de Jah!Eu realmente gosto muito dos estilos e originalidade dessas bandas!

7.(Nescau SENSIMILLADU) Voces ainda tocam covers?Quais e por que?

(Pat) :Atualmente a maior parte do show e so de musicas proprias,mas tocamos covers algumas vezes!Jacob(voz e guitarra)faz boas versoes de Bob Marley como:Crazy Baldhead e Get up,Stand up>Bob(baixo e voz)canta mais Dancehall como:Gentleman ou Chukki Star>Escolhemos para tocar os artistas que mais nos inspiram!Gostamos de mostrar aos nossos fans nossas influencias e mostrar-lhes outros artistas que tem boas musicas!

8.(Nescau SENSIMILLADU) Deixe nos uma menssagem para os fans Brasileiros e o que sabem sobre a Cultura Brasileira?

(Pat) O SOJA gostaria de agradecer por toda a ajuda com esta entrevista que voces fizeram!Estamos muito interessados em tocar no Brasil,pois ouvimos muitas coisas boas sobre o Brasil!Nos sabemos que o Reggae e realmente grande no Brasil e gostariamos muito de fazer parte tambem!
Eu nao sei muito sobre a cultura:sei que tem bastante influencia Africana na musica,arte e dança!Pelo que tenho visto em fotos,parece que voces sao orgulhosos do seu pais,e amam festejar!!!!!!Que no pais tudo e maravilhoso:cidades,praias,povo,etc!Parece tambem que o futebol,arte,musica e capoeira e muito popular!E por essa razao que o SOJA amaria tocar no Brasil!Nos adoramos e respeitamos todos os nossos fans dai,e mal podemos esperar par poder tocar para eles!
One Love and Respect a todos Pat e SOJA!

Alargadores



Essa é uma forma de arte e cultura que me interessa bastante.
Estava pesquisando sobre eles e não consegui chegar a conclusão de quando ou onde se começou a utilizar alargadores, justamente por esta técnica ter diversas origens em várias partes do mundo. Imagina-se que pode ter começado ainda no Egito antes do início da escrita. No Brasil, os índios Waurá, Caiapós e Botocudos tem em suas orelhas e lábios estes importantes adornos de suas culturas, Caiapós e Botocudos acreditam que estes podem ajudar a ouvir e falar melhor. Hoje na África, algumas tribos ainda fazem uso de grandes lip plates.

Independente das suas origens, é cada vez mais comum ver as pessoas utilizando os alargadores mais comuns que são os de orelha, ou a técnica de  body modifications, na qual é possível encontrar orelhas com até mesmo 70mm, além de alargadores de lábios, língua, mamilos e genitais.
O importante é que depois de tomada a decisão de alargar a orelha ou qualquer outra parte do corpo é ter a consciência de todos os cuidados que se deve ter. Precisa-se escolher um Body Piercing Profissional, tomar todos os cuidados de higiene pessoal, cuidados também com o próprio alargador. Pois infecções e quelóides podem surgir devido a falta de perícia do profissional, falta de higiene tanto do profissional quanto de quem está utilizando o alargador e até mesmo uma reação inesperada do seu organismo.
O processo de alargar o corpo não é muito complicado, existem algumas técnicas diferentes dependendo do tipo de alargador e em qual parte do corpo, mas consiste basicamente em introduzir um pino de inserção de formato cônico, que é passado através do furo da orelha, por exemplo, dilatando-o. Essa técnica não permite aumentos muito grandes, pois a pele pode se romper. Quando uma orelha é alargada até 8mm ela volta ao normal passado um tempo depois de retirar o alargador, mais que isso, fica mais difícil de retornar ao que era antes.


Outra técnica utilizada é o Scalp, esta permite um aumento maior, pois com o uso de um bisturi é feito um corte que permite que a pele tenha mais liberdade para ser esticada. Há também o Dermal Punch,que é utilizado para aumento de cartilagens das orelhas podendo-se assim colocar grandes jóias. 
Os tipos de alargadores são das mais variadas formas e dos mais variados materiais, podendo ser de acrílico, madeira, osso, bambu, metal, plástico, cerâmica plástica entre outros. Há de todos os formatos, cores, modelos. Quem utiliza tem várias opções, adequando suas escolhas ao seu estilo.


Vale ressaltar, que qualquer tipo de expressão, escolha, ou modificação tem que ser respeitada sempre. Porque você não gosta, ou não compreende não é motivo para descriminar!
Temos que aprender a conviver com as diferenças, as multiplicidades sem fazer disso algo tão assustador e complicado.


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